UNIDADE 4 – AULA 3
Ao trabalhar com imagens em sala de aula, reflito com os meus alunos sobre as informações que estão nas entrelinhas e que muitas vezes tem a função de manipulação?
Penso que seja de suma importância trabalhar com imagens em sala de aula e levar o aluno a desenvolver um pensamento crítico do mundo em que está inserido, sendo capaz de perceber a presença das várias mensagens que vêem inseridas nas imagens, e qual o real objetivo que elas têm de convencê-los a respeito de um determinado assunto ou não.
Para que isso venha a acontecer, primeiramente penso que seja necessário deixar os alunos à vontade para explorar a imagem, e em seguida levá-los através de um diálogo informal a uma discussão sobre o que essa imagem representa pra ele. Isso nos trará muitas respostas diferentes, então a partir daí fica mais fácil fazê-los perceber que é preciso analisar a imagem de vários ângulos, sob diferentes pontos de vista, e que nem sempre a nossa primeira impressão sobre ela será a que realmente tal imagem quer nos passar. Fazer o aluno perceber que é necessário observar todos os detalhes e analisar todas as possibilidades de um possível recado que a imagem queira nos passar é deveras importante, para não interpretarmos erroneamente, de forma distorcida ou simples demais.
Nesse casso é preciso que saibamos despertar no aluno a curiosidade, o senso crítico, uma leitura mais aguçada daquilo que se lhe apresenta. Pois, as imagens estão em toda parte, e todas elas tem seus objetivos intrínsecos e precisam estar preparados para entendê-los de forma correta, sendo capazes de atuar no meio em que vivem, não sendo apenas receptores passivos de tudo que lhe é imposto.
A importância de nós educadores estarmos bem preparados é fundamental para que possamos formas cidadãos capazes de atuar e modificar o meio em que vivem, de forma a saber de que maneira isso é possível e que possam alcançar com êxito seus objetivos, certos de que estão realmente bem preparados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário